“Não existe laranja sem azul”

Porque a seleção da Holanda, país cuja bandeira é azul, vermelha e branca, usa uniforme de cor laranja? Porque laranja é a cor oficial da dinastia reinante no país, a Orange-Nassau. Essa é apenas uma das curiosidades ligadas à cor da primeira coleção de 2023 da Objetos [d]e Afeto.

O site da “Follow the Colours” (https://followthecolours.com.br/) tem uma postagem bem interessante, com cinquenta curiosidades sobre a cor. Por aqui, vamos ficar apenas com algumas.

Vamos começar dizendo que até a chegada da fruta na Europa, não existia, no continente, uma palavra para designar a cor. De acordo com estudos, ela foi inicialmente chamada de Geoluhread = amarelo-vermelho. A primeira vez que o termo foi usado como cor foi em 1512, na corte do rei Henrique VIII, derivando do termo sânscrito nāraṅgaḥ, que significa a árvore de onde vêm as laranjas.

Quanto aos diferentes significados que a cor pode ter, sempre que vemos imagens do Dalai Lama e outros monges, os vemos com vestes nas cores do espectro laranja já que, no budismo, ela significa transformação, coragem e espírito de sacrifício. Já Van Gogh fez um autorretrato nesta cor e disse que “Não existe laranja sem azul”, já que a força do laranja é muito maior quando vem acompanhada do seu mais contrastante tom. Dizem inclusive, que o laranja era a cor preferida de Frank Sinatra…

Por fim, muitas pesquisas são feitas sobre as cores, seus usos e efeitos. Uma delas mostrou que o laranja é a cor mais relacionada à diversão, o que pode explicar sua popularidade entre as crianças. O laranja também desperta o apetite e favorece a digestão, sendo sugerida na decoração de cozinhas e salas de jantar de adultos que não tenham medo de ousar com as cores… No campo da moda, o laranja é a escolha dos inconformistas e das pessoas modernas e originais.

Com tudo isso, que tal arriscar uma visita aos produtos que garimpamos para essa coleção?

Mas, antes, um último comentário sobre a foto que ilustra esse post: são cabeças de cerâmica que servem como vasos e que são parte da cultura siciliana. Como em muitos casos, o hábito deriva de uma lenda, nesse caso, uma história de amor impossível entre uma bela moça siciliana e um comerciante mourisco. Cerâmica, arte, cor, cultura e um pouco de irreverência… Tudo que amamos na Objetos!

Crédito da foto: https://br.freepik.com/fotos-premium/cabecas-de-ceramica-siciliana-tradicionais-com-laranjas_18687723.htm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *