Artistas botânicas: legado científico e estético

No livro “Os caçadores de plantas”, Carolyn Fry faz um compilado histórico da atuação dos exploradores botânicos, partindo da rainha egípcia Hatsheput, tida como a primeira caçadora de plantas no longínquo século XV antes de Cristo até os esforços dos cientistas do Kew Gardens, no século XX, de criar um banco mundial de sementes para fins de conservação. O passeio pela história trata das especiarias, dos jardins medicinais, da febre das tulipas; dos esforços de Lineu para nomear as plantas, das explorações na América, na África do Sul e no Himalaia; e da empreitada que levou o chá da China para a Índia, apenas para citar alguns.

Como não poderia deixar de ser, um dos segmentos trata da arte botânica, ou seja, dos registros pictóricos de espécies exóticas de plantas de diferentes partes do globo, realizado em conjunto por pintores e cientistas e que gerou uma grande quantidade de ilustrações cuidadosas, que contribuíram para os estudos da flora.

Dentro do grupo de artistas botânicos, as mulheres têm destaque, embora, como tenha acontecido em muitos campos e em diferentes momentos da história, sua contribuição tenha sido subestimada. Hoje esse reconhecimento é bem maior e, das várias artistas destacamos duas. Maria Sibylla Merian era alemã, viveu no século XVII e passou anos no Suriname; seus estudos e desenhos eram baseados nas observações de espécies vivas, o que era raro em sua época. Já Mariane North era inglesa, viveu no século XIX e passou um ano no Brasil registrando a paisagem e a flora do país com um colorido impressionante.

O trabalho dos artistas botânicos, suas aquarelas e ilustrações, já não apresenta mais uso do ponto de vista científico, mas foi belamente incorporado em objetos decorativos como almofadas, papéis de parede e pôsteres.

Nessa coleção, a Objetos [d]e Afeto traz belas representações de flores que remetem à arte botânica em pratos de cerâmica. Para enfeitar a parede ou servir à mesa, encantando em qualquer uma das situações.

Créditos da foto: The Board of Trustees of the Royal Botanic Gardens, Kew (North, Marianne, 1830–1890 | Art UK)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *